Tecnologia vs. Covid19: como novas funcionalidades estão ajudando a lidar com a pandemia

Mesmo em meio a uma situação tão caótica como uma pandemia, é possível enxergar além e ver avanços em diferentes setores como pesquisas científicas e novas tecnologias. Áreas como a ciência de dados e a inteligência artificial tem contribuído com soluções para combater o surto do novo coronavírus. Em sua coluna na revista Forbes, o consultor de tecnologia Bernard Marr comentou sobre como essas e outras áreas da tecnologia têm sido utilizadas nesta luta global, e listou algumas funcionalidades utilizadas por líderes do setor tecnológico como Alibaba, Baidu e Huawei. Confira!



1. Inteligência Artificial utilizada para identificar a prever pontos de surto

Ao analisar relatórios de diferentes fontes, como plataformas governamentais e mídias sociais, a I.A. pode aprender a identificar os locais com maior incidência e risco de casos. Este tipo de serviço é desenvolvido pela Start canadense Blue Dot, e ,inclusive, eles conseguiram alertar o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da OMS sobre a ameaça do corona vírus antes do anúncio ao público.


2. Inteligência Artificial capaz de diagnosticar o Corona Vírus

A empresa especializada em I.A. Infervision lançou uma soluáo tecnológica que ajuda os trabalhadores das linhas de frente da saúde a detectar e monitorar a Covid-19 de forma eficiente, através de tomografias computadorizadas do peito dos pacientes. A gigante do e-commerce Alibaba também construiu um sistema da diagnóstico do vírus baseado em I.A. que promete uma precisão de 96% em segundos.


3. Plataforma de blockchain ajuda o processamento administrativo

Além dos cuidados médicos, a burocracia administrativa dos hospitais e clínicas também está sobrecarregado com os atendimentos do Covid-19. Por isso, a empresa Ant Financial disponibilizou uma plataforma de blockchain para agilizar o processamento dos documentos de atendimento e reduzir o contato cara-a-cara nos hospitais.


4. Drones chegam mais longe

A empresa Terra Drone está utilizando drones para entregar suprimentos médicos em regiões da China com surto, já que esse é o jeito mais seguro e mais rápido de chegar até algumas áreas. Os drones são utilizados também para patrulhamento das ruas e medições térmicas.


5. Robôs são responsáveis por esterilizar e entregar alimentos e outros suprimentos

Na china, robôs que são utilizados normalmente em indústrias foram realocados em cerca de 40 hospitais para realizar tarefas como limpeza e esterilização de embalagens e entregas de suprimentos alimentícios e médicos. Os equipamentos de ultra-violeta permite que os robôs eliminem vírus e bactérias das embalagens.


6. Supercomputadores estão trabalhando para descobrir uma vacina para o Covid-19

Os recursos tecnológicos de empresas como Tencent, DiDi, e Huawei estão sendo utilizados por pesquisadores para mapear o Corona Vírus e buscar uma cura ou uma vacina. A potência e as funcionalidades desses equipamentos vão além dos computadores tradicionais e podem fazer toda diferença na luta global contra o Covid-19.

0 visualização

Contato

Vendas:        0800 777 9010

Unidade SP: (11) 3090-7484

Unidade RJ:  (21) 2136-4640

Redes Sociais

  • Facebook Grupo Positiva
  • Instagram Grupo Positiva
  • Twitter Grupo Positiva
  • LinkedIn Grupo Positiva

©2019 - Todos os direitos reservados ao GRUPO POSITIVA