top of page

4 Inovações que estão transformando o futuro do Cartão de Crédito

O volume de transações feitas com cartão de crédito está atingindo números mais altos a cada ano e o setor tem trabalhado constantemente para manter a tendência de crescimento. Só no primeiro semestre de 2019 foram efetuadas no Brasil, 2,5 bilhões de transações usando esta modalidade de cartão. As evoluções nas tecnologias de pagamento têm sido boas aliadas nesta empreitada e, por isso, temos visto muitas novidades nas opções e serviços disponíveis na hora de realizar um pagamento.


As empresas de cartão e os bancos têm se empenhado em lançar cartões com melhores benefícios, menos tarifas e até mais opções de design. Esforços como estes têm sido os responsáveis pelo aumento do uso do cartão do crédito e, consecutivamente, pelo aumento no valor gasto pelos consumidores. Contudo, para manter a tendência de crescimento será preciso continuar repensando e inovando estratégias para incentivar o uso do cartão. Como sempre, a tecnologia tem sido a aliada perfeita. Evoluções nas tecnologias de pagamento têm permitido desenvolver novos diferenciais e atrativos para os clientes. Separamos a seguir, quatro inovações que já fazem parte do futuro do pagamento com cartão. Confira!


Mão feminina segurando um cartão de crédito próximo a uma maquina de pagamentos.

1. Cartões Multifunção

Um dos desafios do setor de cartão de crédito é competir com a preferência dos consumidores em usar o débito ao invés do crédito. Para driblar esta escolha, as empresas de cartão e os bancos estão apostando nos cartões multifunção que oferecem ao cliente as duas funções em um mesmo cartão. Em algumas modalidades, é possível configurar até mesmo contas diferentes, modos formas de pagamento no crédito, ou trocas entre contas pessoais e empresariais sem precisar ter diferentes cartões na carteira.

2. Pagamentos Digitais

Depois de trocar o dinheiro pelo cartão, consumidores estão cada dia mais se tornando adeptos de formas de pagamento que sequer precisam de cartão. A popularização de aparelhos como os smartphones e o desenvolvimento de aplicativos para pagamento e transferência de dinheiro têm oferecido novas opções que são realizadas direto pelo celular ou mesmo relógios inteligentes. Ter acesso ao extrato bancário, a comprovantes de transações e cartões digitais ou códigos QR escaneáveis está tornando praticamente desnecessário até mesmo levar o cartão físico na carteira.

3. Cartões com Biometria

Exemplo de cartão de crédito com novo micro scanner biométrico.

Algumas empresas de emissão de cartão mais modernas estão lançando uma versão de cartão biométrico que usa a impressão digital do usuário para verificar e autorizar a transição sem a necessidade de digitar uma senha. Sendo dos mesmos 9x5 centímetros de plástico, a única diferença destes cartões é um pequeno scanner biométrico que verifica a identidade do usuário do cartão. Chega de ter que memorizar diferentes senhas para vários cartões.

4. Proteção contra fraudes

Algumas pessoas ainda têm receio de usar o cartão de crédito pelos riscos de fraudes, principalmente em compras virtuais. Mas este problema já tem sido resolvido com estratégias como a possibilidade de o usuário gerar um cartão virtual atrelado ao físico, mas com numeração diferente, que pode ser utilizado e descartado em seguida. Quanto ao cartão físico, as tecnologias de segurança EMV têm sido reforçadas garantindo maior proteção para as transações.



Tendo em vista este panorama para o uso de cartões de crédito, poder emitir cartões diretamente na loja ou agência e entregá-los diretamente ao cliente já pronto para uso pode ser uma estratégia para modernizar e ampliar o seu negócio. A Emissão Instantânea de Cartões é uma forma eficaz de aumentar taxas de ativação do cartão da sua loja e aumentar o número de vendas, além de garantir valor agregado para sua marca e ajudar na fidelização dos clientes. Conheça mais sobre a solução aqui ou fala com um de nossos especialistas.

Botão para falar com um especialista em Emissão Instantânea de Cartões

728 visualizações0 comentário
bottom of page