Entenda agora como funciona a Assinatura Digital de Documentos



O que é a Assinatura Digital?


A assinatura digital é um recurso que usa criptografia para validar um documento em formato digital de forma segura e confiável. Trata-se de uma chave privada e individual, exclusiva para de cada pessoa, que é vinculada a um certificado digital, funcionando como registro de autenticidade. Sua validade legal é equivalente a uma assinatura de próprio punho no papel físico e essa validade é atestada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), uma parte do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Por utilizar mecanismos modernos de criptografia, a Assinatura Digital é uma ferramenta totalmente segura e já é aceita pela justiça, pelo Governo e por muitas empresas com total respaldo legal.


Como funciona uma Assinatura Digital?


De modo geral, a assinatura em meio físico é substituída pela combinação da chave privada e do certificado digital. O certificado serve para comprovar que aquela chave de fato pertence àquela pessoa e essa confirmação é garantida pela assinatura também de uma Autoridade Certificadora (AC) - uma espécie de terceira parte em que todos podem confiar. Para ser habilitado a assinar digitalmente é preciso que os usuários entrem em contato com uma AC autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e requisitem uma chave privada. O certificado, na prática, é um arquivo que contém os dados referentes a uma pessoa ou empresa protegido por criptografia e com validade predeterminada. Exitem diferentes tipos de certificados digitais, cada um com finalidade, níveis de segurança e prazos de validade específicos.


Como fazer uma assinatura digital de documentos?


Após obter as chaves privadas necessárias junto a uma AC, para assinar um arquivo eletrônico é preciso utilizar um assinador digital, um programa que fará a vinculação dos elementos criptográficos do certificado digital aos documentos que serão validados.


Qual a importância de ter uma Assinatura Digital?


Ter uma assinatura digital com validade jurídica, independente do setor de atuação, significa simplificar o processo de coleta de assinaturas, reduzir gastos com impressão e logística de transporte dos documentos físicos e também facilitar a organização de fluxos de trabalho, aumentando a produtividade Trabalhar com documentos eletrônicos, aproveitando o dinamismo e a agilidade do ambiente online, permitem ainda evitar problemas com extravios e perdas de documentos e otimização do armazenamento de vias físicas.


Quer saber mas sobre como gerenciar seus documentos eletronicamente?

Clique e confira!


Fonte: www.projuris.com.br
16 visualizações

Contato

Vendas:        0800 777 9010

Unidade SP: (11) 3090-7484

Unidade RJ:  (21) 2136-4640

Redes Sociais

  • Facebook Grupo Positiva
  • Instagram Grupo Positiva
  • Twitter Grupo Positiva
  • LinkedIn Grupo Positiva

©2019 - Todos os direitos reservados ao GRUPO POSITIVA