Inteligência Artificial nos Caixas Eletrônicos


Inteligência Artificial há muito tempo não é mais apenas uma fantasia distante restritas aos filmes, apesar de normalmente ser mais discreta do que os exageros muito destoantes da realidade. Quer alguns exemplos de como a inteligência artificial já está presente no dia a dia? Aplicativos de rotas como Google Maps e Waze, buscas na internet, sugestões que recebe no seu streaming de música e vídeo, como o Spotify e a Netflix, reconhecimento facial; fora usos médicos, na indústria, na agricultura.

Toda indústria ou setor que quiser acompanhar o desenvolvimento do mundo moderno precisa estar atento às novidades tecnológicas. Estas serão as principais aliadas na empreitada de se manter atrativa e moderna, se manter forte no

mercado. Os bancos, por exemplo, cada vez mais estão utilizando a inteligência artificial como ferramenta para oferecer melhores serviços de atendimento ao cliente. A maioria já deve ter ouvido falar da BIA, a inteligência artificial do banco Bradesco. Ela é um chatbot desenvolvido para oferecer atendimento imediato as respostas dos clientes. Além desta aplicação, a novidade é que os bancos estão aplicando a I.A. aos caixas eletrônicos para melhorar a gestão dos equipamentos. Veja como!


Manutenção Preventiva

Softwares de manutenção desenvolvidos com base em inteligência artificial são capazes de acompanhar o funcionamento das máquinas e identificar proativamente problemas técnicos e agendar o suporte necessário. Esses programas conseguem acompanhar o histórico técnico das máquinas e assim os bancos podem atuar de forma preventiva e organizada na manutenção dos caixas.


Cyber Segurança

O monitoramento das transações é feito por programas de inteligência artificial que conseguem identificar o histórico de transações padrão e analisar se uma transação for suspeita. Estes softwares conseguem ainda estender este monitoramento para uma rede de caixas eletrônicos e analisar, por exemplo, ser há algum tipo de anomalia nas operações realizadas dentro de um raio geográfico.


Câmeras de Vigilância

É possível instalar nos caixas eletrônicos uma solução de câmeras de vigilância que analisa os vídeos gravados. O sistema é capaz de reconhecer e analisar a posição do corpo humano, rostos e outros objetos na cena, conseguindo assim identificar situações que podem ser suspeitas. O próprio sistema é capacitado para notificar agentes de segurança sobre atividades irregulares.


Previsão da Demanda de Notas

Uma das funcionalidades mais comuns utilizadas nos caixas eletrônicos são softwares que automaticamente fazem a previsão da demanda de notas de acordo com o uso das máquinas. Assim, é possível antecipar a necessidade de reposição das notas sem que o caixa fique fora de operação por falta de dinheiro, deixando clientes sem o serviço.


0 visualização

Contato

Vendas:        0800 777 9010

Unidade SP: (11) 3090-7484

Unidade RJ:  (21) 2136-4640

Redes Sociais

  • Facebook Grupo Positiva
  • Instagram Grupo Positiva
  • Twitter Grupo Positiva
  • LinkedIn Grupo Positiva

©2019 - Todos os direitos reservados ao GRUPO POSITIVA