Terminais de Autopagamento: mais agilidade e produtividade nas lojas



A tecnologia é um dos fatores que impulsiona mudanças frequentes em diversos setores da vida cotidiana, e o comércio é um deles. A experiência de compra já foi revolucionada pelo cartão de crédito, pelo aplicativos de entrega, pelos pagamentos digitais, e agora pelo autoatendimento. Essa dinâmica de compra não é exatamente nova, mas sua presença no mercado ainda era um pouco tímida.


Algumas formas de autoatendimento já são velhas conhecidos nossos, como o caixa eletrônico, a retirada de senhas em salas de espera, e até mesmo nosso estilo de compra nos supermercados. Contudo, outras formas plataformas de serviço ainda estão ganhando espaço nos estabelecimentos.


Hoje já é comum ver totens digitais para pedidos em redes de fast-food; nele o cliente tem acesso a todo o menu do restaurante, escolhe os itens, pode fazer as alterações que quiser e efetuar o pagamento ali mesmo, por conta própria. Depois é só aguardar o pedido ficar pronto!


Alguns shopping centers automatizaram o pagamento do tíquete de estacionamento. Na hora de ir embora, o cliente pode ir até o quiosque, validar seu cupom e pagar pelo tempo de permanência, sem grandes burocracias.


Estações de trem e terminais rodoviários já possuem quiosques para a compra de bilhetes automatizados, e alguns casos, sequer têm a opção de um atendente no local. A compra é exclusivamente função do cliente.

Outra funcionalidade do autoatendimento que tem ganhado mais espaço no varejo é o self-checkout, ou autopagamento. Após escolher os produtos, o cliente pode processar suas compras pessoalmente no caixa.



As vantagens do Autopagamento no Varejo


- Expansão dos canais de atendimento na loja; não é preciso esquecer os caixas tradicionais!

- Diminuição no tempo de espera, principalmente para clientes com poucos itens na cesta, melhorando a experiência de compra.

- Possibilidade de ampliação do horário de atendimento sem aumentar custos com horas extras;

- Redirecionamento da força de trabalho; sem ter que ficar preso no caixa durante todo o dia, os funcionários podem se dedicar a outras funções que exijam o fator humano;

- Possibilidade de aplicar inteligência no processo de compra e utilizar estratégias como a sugestão de compra, e a conexão com outras plataformas digitais.


As aplicações e os benefícios do autoatendimento são inúmeros para o comércio. A versatilidade dos quiosques e totens podem ser a ferramenta que vai trazer inovação e movimentar o seu negócio.


11 visualizações

Contato

Vendas:        0800 777 9010

Unidade SP: (11) 3090-7484

Unidade RJ:  (21) 2136-4640

Redes Sociais

  • Facebook Grupo Positiva
  • Instagram Grupo Positiva
  • Twitter Grupo Positiva
  • LinkedIn Grupo Positiva

©2019 - Todos os direitos reservados ao GRUPO POSITIVA